Cotações


Cotações fornecidas por Investing.com Brasil.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Vendam Tudo Pois Estou Comprando!

"Numa sala cheia de gente as portas de saída nunca serão suficientemente grandes"  -  Assim disse o analista chefe de crédito do Royal Bank of Scotland em um relatório de investimentos onde ele basicamente recomenda vender tudo e se preparar para um cataclisma financeiro em 2016. Feliz ano novo.


Não é o primeiro e nem será o último a alertar sobre o caos econômico que só vem crescendo no mundo todo. Como em qualquer boa crise os profetas do apocalipse estão por todos os lados. 2016 promete! Bolha chinesa, petróleo e tudo mais a que uma crise histórica tem direito. Os saberetas do momento dizem que existe muita similaridade entre os movimentos atuais e os ocorridos pré-2008. 


Figura 01- Fujam, crianças. Fujam! Quando souberem o que estão fazendo podem voltar.


Tá certo que a situação é preocupante, mas vamos a suas opções:

A- Você vende todos os seus ativos e saca todo o seu dinheiro esperando o apocalipse financeiro, zumbi, guerra dos mundos ou o que seja. Em um evento deste porte seu dinheiro físico valeria NADA, exatamente o quê valeriam seus investimentos. 

B- Você começa a migrar seus investimentos de cá pra lá e de lá pra lá (Dilma Style) alimentando o sistema, bonificando corretores e enchendo a barriga das corretoras.




C- Você segue a porra do plano, e segue diversificando em ativos de valor pois sabe que prever o futuro é coisa de gente maluca.

Lembre-se, jovem padawan, o terrorismo midiático enche muitas barrigas, mas não a sua. Siga o plano. Se não tem um plano...tenha um plano!

16 comentários:

  1. Boa!to nessa cara!

    hoje ja li vários comentários e notícias alertando que o bicho vai pegar geral esse ano e não sei o que mais, to montando um plano pra juntar uma grana e fazer a rapa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguir a contramão da mídia é ir contra a manada e, nestes momentos, vc faz isso como nunca.

      E eu sei q a tendência é tudo cair ainda mais porém prefiro estar meio certo do que completamente errado, então sigo o plano comprando ativos de valor.

      O lance é que nem sempre um ativo de valor vai reagir rápido, pois ele depende do consenso da massa, então na maior parte das vezes acredito que nem é sobre o ativo ter valor ou não, mas sobre quanto tempo você pode disponibilizar X dinheiro naquele ativo de valor sem precisar de resgate.

      Forte abraço

      Excluir
  2. Analistas e corretoras querem giro de carteira, corretagem.

    Estas quedas estao muito exageradas (meu ponto de vista).

    O que da pena e que muita gente desfez posicoes com prejuizo lendo estas noticias e agindo emocionalmente, quando a bolsa voltar para alta, os analistas vao indicar e as mesmas pessoas vao voltar ... Com patrimonio menor.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo. É como dizem, no final do pregão da NYSE, todos aplaudem independente se a bolsa subiu ou não.

      Forte abraço

      Excluir
  3. Esse é o eterno ciclo, VDC.

    As pessoas bradam que "o lance é sair da manada" mas quando o "berrante da manada" faz barulho (analogia a mídia) eles são os primeiros a acatar e seguir o movimento.

    Acho que as pessoas pecam em fazer o dever de casa nas etapas mais simples, como saber o montante disponível para aplicações de renda variável (eu aloco 15% do meu patrimônio líquido total) e ter em mente um horizonte para aquilo.

    Lembrando que em renda variável, mesmo você sendo um filhote de buffett com graham e primo do lírio parisoto, você pode estar avaliando bem um papel e não viver para ver ele expressar isso. Por isso quanto maior o horizonte, maiores suas chances, sempre.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Hoje em dia só existem jornaleiros, gente querendo vender jornal. Nada melhor do que uma desgraça mundial pra vender bem!

    Eu incluiria ai nesta lista vendedores de relatórios e newsletters

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vendedor de relatório (muito famoso) que TODO dia me manda e-mail's como "urgente", "apenas hoje", "novo relatório", etc. Mas MUITAS vezes ao dia e, embora eu goste do material que eles vendem, os acho agora muito chatos. Excesso de propaganda e muito sensacionalismo está me afastando deles.
      Forte abraço

      Excluir
  5. Respostas
    1. Muito obrigado, meu caro.
      Dei uma olhada em seus artigos e tem muita coisa boa ali.
      Me lembre depois de adicionar seu blog aos blogs relacionados.
      Forte abraço

      Excluir
  6. O que houve com o post do trader da corretora TOV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diversos outros eu tirei reverti para rascunho para algumas revisões. Provavelmente ele volta ao ar nos próximos dias, vamos ver.
      Forte abraço

      Excluir
    2. Também achei estranho, entrei pra ver o post e tinha sumido hehe,, flws!

      Excluir
  7. Assessor, o melhor remédio é manter o foco, melhorar os planos e ter segurança no que fazemos mesmo com o mercado absurdamente louco. Só conseguiremos isso nos informando, as vezes quebrando a cara e principalmente colocando a caixola pra pensar.
    As mídias estão sempre noticiando o caos. Mas tem uma explicação, uma notícia ruim, vende muito mais que notícias boas.
    Como a maioria pensa: “Clicar na BBB que bateu boca na casa mais visita do país (bela bosta), ou ler a cura do câncer de próstata desenvolvida por um índio nos confis do Acre?”
    Obvio que exagerei um pouco no texto acima, mas infelizmente isso acontece diariamente com todos nós. Somos incentivados a todo instante e induzidos as nos desligar a todo o momento.
    Acompanho diversos boletins diariamente. Uns mais técnicos e outros mais midiáticos. A maioria deles abordam a crise (a maioria na bolsa) por que é algo que está em evidencia.
    Mas o que sempre aprendi nesses últimos 27 carnavais é que se tem alguém perdendo, tem alguém ganhando. E se tem alguém ganhando tem alguém ganhando mais ainda.
    O importante é definir de qual lado queremos estar. Vamos nos entupir de sanduba Mc Robald, pegar empréstimos para alcançar os sonhos mais fúteis de consumo e morrer reclamando ou vamos economizar, estudar, nos informar e rir da cara daqueles que acham que estão tirando onda e que pouco contribuem para um país melhor.
    Tudo na vida é questão de escolha.

    P.S. Assim que sair o primeiro lote de ações VentoBRas vou comprar . kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário, meu caro! Compartilho de sua visão, está acontecendo mais do mesmo e a mídia está sendo a mídia.

      Forte abraço

      Excluir
    2. Eu vou acabar comprando uns lotes de VentoBRAS tbm, kkkkkkkkk.

      Excluir